Home / Saúde e Bem Estar  / Fitness  / Siga já! Quatro dicas simples e eficientes para manter a forma depois dos 40

Siga já! Quatro dicas simples e eficientes para manter a forma depois dos 40

Algumas recomendações específicas para combater o envelhecimento precoce podem fazer toda a diferença

Conforme os anos vão passando, de modo geral, os cuidados precisam redobrados. Mas para quem quer entrar ou permanecer em forma depois dos 40, algumas recomendações específicas para combater o envelhecimento precoce podem fazer toda a diferença.

“Nessa fase, a mulher sofre um aumento de gordura e perda de massa magra (que já começou aos 30), perda de elasticidade da pele, e por consequência, rugas. Além disso, o metabolismo desacelera, o que te faz queimar menos calorias”, explica Mariana Cabral, personal trainer especialista em Fisiologia da Mulher. Todos esses são fatores que facilitam ou aceleram o envelhecimento precoce, que felizmente, pode ser combatido se você adotar as práticas abaixo.

Consuma alimentos antioxidantes

Sempre inclua um alimento antioxidante nas refeições (se encaixa em todas) para ajudar no combate aos radicais livres. Mas quem é essa galera? “Os antioxidantes ajudam a manter a saúde da pele, retardando o envelhecimento e também prevenindo demais doenças. Exemplos: suco de uva integral, cúrcuma, aveia, linhaça, castanha-do-Pará, frutas cítricas e frutas vermelhas e azeite de oliva”, diz Cabral.

Não exagere nos exercícios

Entrar em forma é um conjunto de hábitos, e pegar mais pesado na malhação, como muita gente acha que é certo, pode ser um tiro no pé. “Quando você vai se exercitar, a energia gerada para isso inclui a formação de radicais livres. Com o excesso de exercícios ou atividades intensas e prolongadas, eles se acumulam e podem te prejudicar por dentro, em relação a saúde, e por fora, na pele”, afirma a profissional.

Além disso, Mariana esclarece que “uma atividade intensa e prolongada impede a absorção adequada de oxigênio, aumentando o estresse na produção de energia pelo músculo, e causando a lesão das fibras musculares, ou seja, você perde massa muscular, e pode desenvolver flacidez. Este processo também leva a diminuição de antioxidantes como as vitaminas A, E, C e de minerais como o zinco e magnésio, essenciais no bloqueio da indesejada ação dos radicais livres”.

Deixe de consumir alimentos industrializados

Eles podem até facilitar a vida, mas o preço a ser pago com a própria saúde é muito alto e não compensa. “Os alimentos industrializados possuem variados componentes que desequilibram o organismo (sódio, açucares, gorduras ruins, etc.), causando a inflamação das células e consequentemente, o envelhecimento das mesmas. Quanto mais produtos in natura presentes nas refeições, melhor para o organismo, e isso inclui músculos e pele”.

Hidrate-se

Você precisa de água a vida inteira, mas aqui e cada vez mais, ela se faz imprescindível para um melhor funcionamento do organismo e boa aparência estética. “O nosso corpo é composto de 72% de água e quando sentimos sede, quer dizer que já estamos desidratados. Ela é a principal fonte de hidratação, importantíssima para ter uma pele viçosa, com rugas menos perceptíveis e mais firme, pois a sustentação desse tecido é feita pelas fibras de colágeno que precisam muito de água. Muita gente sabe mas não cumpre e por isso sofre as consequências, mas o ideal é beber no mínimo dois litros ao longo do dia. Ande sempre com uma garrafinha”, recomenda a especialista.

Por Marcell Filgueiras

Fonte: daquidali.com.br

Não hà coment;arios

Comentário do Post