Home / Gourmet  / Para comer sem culpa: aproveite os clássicos do inverno em versão light

Para comer sem culpa: aproveite os clássicos do inverno em versão light

É possível economizar até 400 calorias substituindo as receitas

No inverno, nada melhor do que se esquentar com pratos típicos como o fondue, o chocolate quente ou o famoso caldo verde. No entanto, essas delícias quentinhas são também grandes bombas calóricas e podem se tornar as maiores inimigas da silhueta. Se você quer aproveitar o melhor da culinária da estação, mas evitar os quilinhos extras, existem maneiras de deixar tudo saboroso e levinho.

“Trocando uma sopa comum pela versão light podemos economizar em torno de 150 calorias. O chocolate quente comum tem cerca de 190 calorias, enquanto a versão light possui somente 70. No final de um dia, usando essas versões, você teria economizado entre 300 e 400 calorias, o que significa economizar uma refeição completa”, explica a nutricionista Liliam Teixeira Francisco, pós graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

FIQUE ATENTA

Alguns ingredientes comuns nos caldos e pratos do frio podem facilmente sabotar sua dieta sem que você perceba. Entre eles está o azeite, que em pouca quantidade faz bem para a saúde, mas contém 90 calorias em uma única colher. “Entre os ingredientes mais calóricos estão o macarrão, carnes gordas, queijos amarelos, bacon, creme de leite e pão italiano”, alerta.

Os grãos, que também integram sopas e caldos e não parecem prejudiciais, são outros itens que podem acabar por pesar na balança: “lentilha e grão-de-bico, apesar de saudáveis, tornam a sopa mais densa e calórica. Tubérculos como mandioquinha, mandioca, cará, batata e inhame também merecem atenção pois são ricos em amido e muito calóricos”.

Apesar do pãozinho ser um acompanhamento clássico, ele é outro alimento que deve ser evitado. “Ele pode ser usado como acompanhamento, no entanto, fique atenta à quantidade de fatias e lembre-se que o integral é sempre melhor. O queijo ralado, que pode parecer inofensivo, contribui em 80 calorias por colher de sopa”, revela.

fundue - nedja blog okFONDUE DE QUEIJO LIGHT – 230 CALORIAS A MENOS QUE O TRADICIONAL

INGREDIENTES:

1 xícara de chá de leite desnatado;

1 colher de sobremesa de farinha de trigo;

2 xícaras de chá de queijo prato light ou minas padrão ralado;

1 pote de cream cheese light;

1 copo de requeijão light ;

6 fatias de pão integral .

Modo de preparo: em uma panela, dissolva a farinha no leite e acrescente o queijo. Em fogo baixo, junte o cream cheese, o requeijão, o sal e a noz moscada até ficar homogêneo. Corte o pão em quadradinhos e coma com o fondue.

caldo verde - blognedjaCALDO VERDE LIGHT

INGREDIENTES:

6 batatas médias descascadas e cortadas em 4;

caldo de galinha (caseiro) dissolvido em 1 ½ copo água fervente;

1 maço de couve-manteiga cortada bem fina;

2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

MODO DE PREPARO: cozinhe as batatas no caldo de galinha por 30 minutos. Retire, passe pela peneira e volte ao fogo. Quando ferver junte a couve, abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Adicione o azeite e sirva a seguir. Se quiser engrossar, cozinhe couve flor e bata no liquidificador, depois acrescente esse creme batido à sopa.

creme de cebola - blog nedjaSOPA CREME DE CEBOLAS

INGREDIENTES:

2 colheres (sobremesa) de margarina light;

500g de cebolas cortadas em rodelas grossas;

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

caldo de galinha (caseiro);

1 litro de água fervente;

2 colheres (sopa) de creme de leite light.

MODO DE PREPARO: em uma panela, aqueça a margarina light e refogue as cebolas. Acrescente a farinha de trigo, sempre mexendo, até dourar. Dissolva o caldo de galinha na água fervente e despeje aos poucos sobre as cebolas. Deixe ferver por alguns minutos, junte o creme de leite misturando bem e desligue o fogo. Coloque as fatias de pão no fundo de uma forma refratária, polvilhe com metade dos queijos, coloque por cima o creme de cebolas e, por ultimo, o restante dos queijos. Leve ao forno pré-aquecido (220º C) para gratinar por 20 minutos aproximadamente.

sopa de lentilhas blog nedjaSOPA DE LENTILHAS COM LEGUMES

INGREDIENTES:

1 cebola média picadinha;

Sal a gosto;

2 colheres (sopa) de óleo;

2 batatas graúdas;

3 cenouras médias;

1 talo de salsão;

2 dentes de alho;

Pimenta-do-reino a gosto;

300 g de lentilha;

2 litros de água.

MODO DE PREPARO: cozinhe a lentilha em panela de pressão com água suficiente, sem excessos. No dia seguinte, leve ao fogo uma panela com o óleo, a cebola e o alho. Frite-os durante 1 minuto. Descasque as cenouras e as batatas. Corte-as em pedaços grandes. Pique o salsão em pedacinhos. Junte os três à fritura e deixe refogando por 3 minutos. Acrescente a lentilha escorrida. Mexa bem. adicione 2 e 1/2 litros de água fervente. Tempere com o sal e a pimenta e deixe cozinhando, em fogo brando, durante 2 horas, em uma panela tampada. O caldo da sopa ficará reduzido, porém denso. Sirva-a bem quente.

chocolate quente light - blog nedjaCHOCOLATE QUENTE LIGHT

INGREDIENTES:

2 copos de leite desnatado;

1 colher (sobremesa) de cacau em pó;

1 tablete (8 gramas) de chocolate amargo;

1 lasca pequena de gengibre;

1 colher (chá) de amido de milho;

Adoçante a gosto.

MODO DE PREPARO: dilua o amido de milho no leite ainda frio. Adicione o gengibre e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até engrossar. Retire os pedaços de gengibre e acrescente o cacau em pó e o tablete de chocolate. Continue mexendo até que fique homogêneo. Adoce.

DICA: coloque um pedacinho de pimenta dedo-de-moça junto com o gengibre ao aquecer o leite. Depois retire, assim como o gengibre.

Fonte: daquidali.com.br

Não hà coment;arios

Comentário do Post