Home / Educação  / ORIENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGA: O que fazer para meu filho gostar de estudar?– Por Ada Carvalho

ORIENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGA: O que fazer para meu filho gostar de estudar?– Por Ada Carvalho

Confira algumas dicas que ajudarão você à incentivar seus filhos no estudo

Esta é uma das perguntas que mais ouço dos pais no consultório. Infelizmente não existe uma resposta pronta, feito receita de bolo. Cada criança, cada adolescente funciona de uma forma diferente e o não gostar de estudar pode ter diversas causas, mas vou tentar dar algumas dicas gerais que espero possa ser útil.
Para algumas crianças, ter que ficar no quarto estudando, funciona como um castigo e então, o resultado no final do bimestre é desesperador: Notas baixas, reclamações na escola, lágrimas (geralmente dos pais)…
Muitas crianças e adolescentes não detestam tanto assim estudar como parece. O que eles realmente detestam é sentirem-se sozinhos, isolados do resto do “mundo”.


Estudar exige mesmo certo recolhimento, silêncio, concentração para que possamos entrar em contato com nossos pensamentos, ideias, conhecimentos prévios e reflexões. Isto é um hábito que se adquire com o tempo, com a prática.
E é justamente esse hábito do recolhimento que está faltando aos alunos atuais. Na realidade, eles não têm o hábito da concentração, da reflexão. Querem fazer tudo com a maior rapidez possível.


Vivemos no tempo da virtualidade em que tudo é para ontem e o imediatismo prevalece. O mundo mudou. Mudou a forma de nos relacionarmos com as outras pessoas, o mercado de trabalho, a estrutura familiar, a educação que damos aos filhos e por consequência mudou também a maneira de se encarar a escola, a vida e os estudos. Mudaram os valores e os princípios.
O fato é que nossa sociedade apostou no ter e o ser ficou esvaziado de valor. A prioridade é ter um celular de última geração, roupas de grife, um corpo perfeito, o carro do ano… Damos importância sempre ao externo e esquecemos de nos aprofundar naquilo que é interno.

 

Crianças aprendem pelo exemplo. Se jamais pegamos um livro nas mãos para ler, dificilmente nossos filhos terão o hábito da leitura. Não basta o “incentivo” de mandar ler… o exemplo é fundamental.

 


Se não temos a hábito da reflexão como ensiná-los a ter? Dicas para estimular o gosto por aprender:

 1-  Brinque com jogos de tabuleiro ou de mesa que exijam atenção, concentração desenvolvimento de estratégias de raciocínio e controle da ansiedade.

2- Brinque com jogos de cartas, que igualmente treinam a atenção, a observação, a percepção, o controle da ansiedade, a espera da vez e o raciocínio lógico-matemático.

3- Brinque com jogos de montar, quebra-cabeça e jogos de palavras, que auxiliam muito aqueles que têm dificuldades com as letras e a formação de palavras.

4- Leia histórias em voz alta para as crianças pequenas e notícias de revistas e jornais para os maiores e depois, pergunte sua opinião a respeito.

Psicopedagoga Ada Carvalho
Avenida: Biu de Deda, 531 – 1º Andar

(Conhecida como Rua dos Pacas)
Santa Cruz do Capibaribe-PE
Fone/WhatsApp – (81) 99681-5201

Não hà coment;arios

Comentário do Post