Home / Educação  / ORIENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGA: Como desenvolver a autoestima na vida de seu filho? Por Ada Carvalho

ORIENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGA: Como desenvolver a autoestima na vida de seu filho? Por Ada Carvalho

Dicas valiosas que quando colocadas em prática poderão ter resultados positivos com os filhos ; leia com atenção.

A autoestima é um conceito individual que se constrói ao longo de uma vida. Em tenra idade os pais e educadores tem um papel fundamental na regulação e promoção da autoestima nas crianças.

Ouça, aceite, discipline e estabeleça limites no comportamento da criança para contribuir na construção de uma boa autoestima. As crianças precisam da aceitação dos adultos, a fim de desenvolverem uma autoestima positiva. Toda a criança procura afeto, aprovação e reconhecimento junto dos seus educadores e pessoas significativas. Quando algum destes elementos lhe é barrado, a criança sofre com isso, coloca-se em causa, pode sentir-se desadequada no meio onde se movimenta afetando-lhe negativamente a autoestima.

Para promover o desenvolvimento de uma boa autoestima você precisa:

Aceitar a criança.

Aceitar a sua criança, não propriamente todos os seus comportamentos, ou seja, numa situação em que a criança faz algo que não deveria ou que o adulto desaprova, deve referir que não gostou do seu comportamento, ao invés de dizer que não gosta dela. Este tipo de abordagem permite que a criança também se aceite a ela mesmo, consiga fazer uma distinção entre aquilo que ela é e a forma como age. Este é o fundamento da autoestima. Faça a sua criança sentir-se valorizada no sentido de que se fizer algo de errado, não fique com a sua individualidade ferida, dando-lhe a oportunidade de ela perceber que pode agir de outra forma. A sua autoestima fica intacta, e promove a aprendizagem de comportamentos positivos e atitudes positivas. Valide a experiência da sua criança para que ela se sinta entendida como uma pessoa digna, mesmo quando o comportamento está sendo corrigido.

Lembre-se sempre: desaprove o comportamento, não a criança. Dê a ela a oportunidade de refletir sua ação e escolhe fazer diferente da próxima vez. Conduzindo esta prática sempre com perguntas que promova a autonomia moral.

Admirar a criança

Um fator importante que contribui para uma criança desenvolver saudavelmente a autoestima é ela sentir que é apreciada por aquilo que faz. Tão importante como ser apreciada pelos seus comportamentos é sentir-se especial. A criança sente-se especial não só quando sentimos orgulho nas suas habilidades, mas sim quando ela percebe que mesmo errando, tendo dificuldades e falhando, o adulto está ao lado dela, acarinhando, incentivando e suportando a sua frustração.

 

Promover a tomada de decisão na criança.

A autoestima elevada caminha de mãos dadas com a habilidade para resolver problemas. Promova a reflexão na criança sobre possíveis soluções. Tente simular algumas possíveis situações com a criança para ajudar a demonstrar as etapas envolvidas na resolução de problemas. Se a criança lhe colocar questões acerca do que deve fazer, se pode fazer, ou como pode fazer, relembre-a que ela já tem capacidade para pensar acerca do assunto. Devolva-lhe a pergunta, questionando-a:

  • O que tu queres ou pretende fazer?
  • Porque queres fazer isso?
  • Como achas que podes fazer isso?

É importante que a criança perceba que tem a confiança do adulto para poder tomar decisões, e que tem igualmente capacidade (dentro das suas aprendizagens e respetiva idade) para pensar acerca das coisas.

Psicopedagoga Ada Carvalho
Avenida: Biu de Deda, 531 – 1º Andar

(Conhecida como Rua dos Pacas)
Santa Cruz do Capibaribe-PE
Fone/WhatsApp – (81) 99681-5201

2 Comentários
  • samasam 24 de Abril de 2017

    ___123___ORIENTACAO DA PSICOPEDAGOGA: Como desenvolver a autoestima na vida de seu filho? Por Ada Carvalho – Noticias e dicas da Locutora Nedja Alves___123___

  • A9379992 26 de Abril de 2017

    ___123___ORIENTACAO DA PSICOPEDAGOGA: Como desenvolver a autoestima na vida de seu filho? Por Ada Carvalho – Noticias e dicas da Locutora Nedja Alves___123___

Comentário do Post