Home / Educação  / EPMA – Quando o papo é Enem, estudar é mais que decorar

EPMA – Quando o papo é Enem, estudar é mais que decorar

Professor Hugo Meira fala das cinco matérias de química que mais caem no Enem

O exame ganhou importância nos últimos anos e mudou o jeito com que os estudantes se preparam para os processos seletivos. Foi-se o tempo em que Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servia apenas para avaliar a qualidade da educação no Brasil. Para ter-se uma ideia da importância da prova, hoje ela seleciona bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e substitui os vestibulares de várias universidades públicas. Com tantas funções, é natural que o Enem tenha transformado o jeito de estudar e ensinar. Decorar fórmulas, datas e nomes de rios, não basta mais para entrar no ensino superior. O Enem não avalia se o aluno é capaz de memorizar detalhes de conteúdos do ensino médio, mas se tem capacidades e habilidades.

AS 5 MATÉRIAS DE QUÍMICA QUE MAIS CAEM NO ENEM
Química é cobrada nas questões de Ciências da Natureza, presentes nesse ano no segundo dia da prova do Enem. Para ajudá-los a estudar, fazendo uma análise das provas do Enem desde 2009, identificam-se os cinco conteúdos mais frequentes sobre cada um dos assuntos. Bom estudo e sucesso no Enem!


MEIO AMBIENTE
Questões do Enem sobre problemas ambientais podem cobrar conhecimentos de Química, Geografia ou Biologia. Isso acontece devido ao impacto que tais contratempos têm para diferentes áreas de estudo. Fique atento às reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3),  poluição da água e lixo ( radioatividade, reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).


ESTEQUIOMETRIA
A estequiometria é o assunto de química do ensino médio que permite prever a quantidade de produto formado a partir da quantidade de reagentes. No cálculo estequiométrico, reagentes e produtos são grandezas proporcionais. Assim, muitos exercícios podem ser resolvidos por uma regra de três. Estude grandezas químicas como mol, conversão de unidades de medida, e lei dos gases ideais.


EQUILÍBRIOS QUÍMICOS
O equilíbrio químico existe em reações químicas reversíveis, ou seja, que podem ocorrer no sentido direto e no sentido inverso. O equilíbrio químico é chamado de equilíbrio dinâmico porque a reação continua acontecendo, mas a velocidade da reação direta e da reação inversa é a mesma. É importante estudar, também, equações de equilíbrio químico e constante de ionização.

QUÍMICA ORGÂNICA

Os compostos orgânicos estão presentes em diversas situações do cotidiano, em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes, bebidas alcoólicas, e outros. Por isso, o ENEM adora este assunto de química.  Os compostos orgânicos possuem átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Estude as principais características dos compostos orgânicos, suas reações químicas, e saiba identificar as funções orgânicas (álcoois, fenóis, éteres, ésteres, etc.).

ELETROQUÍMICA
A eletroquímica envolve o uso da eletricidade para obter substâncias químicas, como a soda cáustica, o alumínio metálico, e outros. Este conteúdo é sobre pilhas, baterias e eletrólise. entenda o impacto de não descartar pilhas e baterias corretamente, o funcionamento de reações de oxirredução e da eletrólise.

Profº Hugo Fenelon Ferreira Meira
Graduado em Química Industrial –UEPB; CRQ 19ª Região
Licenciado em Química-UEPB

Não hà coment;arios

Comentário do Post