Home / Educação  / Dê para seu filho um presente de Natal para toda a vida

Dê para seu filho um presente de Natal para toda a vida

Uma matéria que vale à pena ler, refletir e colocar em prática

A experiência de ter filhos talvez seja uma das mais ricas da humanidade. É através das crianças que se perpetua o legado da humanidade tanto no sentido cultural como no que se refere a própria sobrevivência da espécie.

A sociedade consumista em que vivemos relaciona cada vez mais o amor que os pais podem ter pelos seus filhos, aos bens materiais que eles proporcionam. As crianças enfeitiçadas pela mídia pedem cada  vez mais presentes.

Entretanto, a real felicidade de uma criança passa há anos luz dessas compras e, no final das contas, o que realmente importa para elas é ter a presença de quem elas amam: uma presença de qualidade.

Vejam quais são verdadeiramente presentes de natal para a vida toda.

tempoTempo

As crianças que tem pais envolvido com suas vidas, são mais propensas a ser emocionalmente seguras, ser confiantes para explorar os arredores, e, à medida que crescem, têm conexões sociais melhores com seus colegas. “Essas crianças também são menos propensas a ter problemas em casa, na escola ou na vizinhança.” Ter os pais envolvidos é um melhor indicador social de sucesso futuro do que ter dinheiro ou status social.

rotinaRotina

Uma rotina estruturada, onde seja acompanhada uma sequência organizada de atividades, em que se separa um tempo pré-determinado é de extrema importância na vida de uma criança, pois é
através dela que se cria vínculos afetivos, garante saúde e educa para a vida. Muitos relacionam rotina com mesmice, falta de opção e pasmaceira, mas no dia-a-dia com crianças, o papo é outro. É
necessária, É importante para o desenvolvimento emocional da criança, ela se organiza internamente. Os filhos podem se transformar numa grande encrenca, Ficam irritadiços, inconvenientes e chatos. Em geral, não dormem nem comem direito, o que pode levar a
problemas e saúde, como desnutrição e obesidade. Mais tarde, e provável que essa criança não produzirá bem na escola, ou será um jovem com excesso de atividades, mais exposto ao stresse,
porque não aprendeu a coordenar e administrar a vida. Em fim criança adora manter uma rotina estruturada, pois representa segurança.

A rotina não deve ser vista como sendo rígida e estática. Ela deverá ter mobilidade, quando necessário.

memoriasMemórias

Só tem memórias quem vive e compartilha momentos. Essas memórias não estão relacionadas ao valor gasto na ocasião. Os momentos mais felizes lembrados por um adulto podem ser as lembranças da manhã em que o pai lhe servia o leite pela manhã, ou quando a mãe oferecia o colo após uma dificuldade.  Não se engane quanto a isso, examine suas próprias memórias e você saberá que, mesmo que um presente caro seja muito atraente, não é ele que fornecerá a verdadeira mensagem que você quer transmitir. Para uma criança, desde que esteja com os pais, dentro de 20 anos, estar em uma praça local, na casa dos avós ou em um passeio de milhares de reais pela Disney não será tão diferente quanto pode parecer.  Se o momento é vivido intensamente a memoria positiva será construída e a proposito é isso que importa.

dia_dos_pais_c__ssio_reisLimites

Os pais sofrem para dar esse presente aos filhos (sofrem mais que os filhos). Talvez estejam perguntando isso é presente? Lembre-se que são os limites que ensinarão a seus filhos como viver, até que ponto ir para não colocar a vida em risco ou mesmo que, mesmo para o prazer, existe um ponto que deve ser respeitado antes que a pessoa se perca. Bons pais entendem que os limites serão os grandes alicerces que darão rumo na estruturação de uma personalidade saudável e em um adulto com capacidade de olhar a vida em perspectivas. Adultos maduros e que sabem ser mais tolerantes frente às adversidades da vida, certamente, aprenderam como lidar melhor com os limites.

Father and Son Conversation --- Image by © Heide Benser/Corbis

Exemplos

Na função de pai ou de mãe, você sempre estará ensinando, embora não se dê conta. Ser honesto, paciente, tolerante, humilde, solidário, cuidadoso? Se você passar a sua vida olhando para além de seus próprios problemas, tenha certeza que seus filhos perceberão. Não tenha dúvidas, os filhos, na maioria das vezes, seguirão seu exemplo e esses exemplos serão o MAIOR e mais VALIOSO presente que qualquer pais ou mãe poderá dar para um filho.

tal-pai-tal-filho-uvline-nmagazine-990x792

ada-c-248x300-248x300-248x300-1

Psicopedagoga Ada Carvalho
Avenida: Biu de Deda, 531 – 1º Andar

(Conhecida como Rua dos Pacas)
Santa Cruz do Capibaribe-PE
Fone/WhatsApp – (81) 99681-5201

Confira outras matérias de Ada Carvalho clicando “AQUI”.

Não hà coment;arios

Comentário do Post