Home / Dicas  / Auto  / Algumas dicas podem lhe ajudar à evitar maiores despesas com seu carro

Algumas dicas podem lhe ajudar à evitar maiores despesas com seu carro

Estar atento aos pequenos detalhes podem ajudar à evitar gastos maiores no futuro

Um dos custos de ter um automóvel com certeza é a manutenção. Isso porque conforme a quilometragem rodada ou o período de tempo entre os consertos, você precisa levar o carro à oficina novamente. Por isso, para te ajudar a fugir de surpresas com a manutenção do veículo, nós criamos este guia com dicas simples para você acompanhar tudo o que acontece com o seu carro.

Confira:

Na dúvida, confie no manual

Decorar quando acontece cada troca de peças é um trabalho complicado. Por isso, os carros têm um manual com as informações completas sobre a manutenção. O diretor do Sindicato de Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), Cesar Samos, dá uma dica importante: consulte este material sempre. “Caso fique com dúvidas sobre o que precisa ou não fazer, quem dita a regra é o manual do proprietário”, ensina ele.

 

Manutenções com troca marcada

Se você perdeu o manual ou comprou um veículo usado que veio sem ele, veja as dicas a que valem para qualquer modelo.

Óleo do motor

Cada modelo de carro usa um tipo de óleo, e cada óleo tem uma duração. Por isso, geralmente a troca deve ser feita entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados. Se o carro não sai muito da garagem, a troca pode ser feita anualmente. “E sempre que for trocar o óleo, troque o filtro”.

Calibragem dos pneus

Faça toda semana ou no máximo a cada 15 dias. Pneus que não estão calibrados fazem o carro gastar mais combustível do que deveria.

Alinhamento e balanceamento das rodas

A manutenção não é medida por tempo e sim por quilometragem: a cada 10 mil quilômetros rodados.

Radiador

Faça a checagem da água do radiador a cada 15 dias para saber se está acima do limite. Faça isso com o motor frio e desligado, caso contrário, a água fervente pode queimá-lo.

Ignição e injeção eletrônica

Devem ser verificadas a cada 10 mil ou no máximo 20 mil quilômetros.

Fluido de freio

O líquido absorve a umidade com o tempo e isso pode afetar a eficiência da frenagem. Por isso, a troca deve ser anual.

Ar-condicionado

A recomendação é que o filtro de ar seja trocado todo ano. Para ajudar na manutenção, é preciso ligar o ar no mínimo uma vez por semana. “Mesmo no inverno, procure deixá-lo ligado por 20 minutos. Isso evita que as peças por onde o ar passa fiquem ressecadas”, orienta o especialista.

Luz dos faróis

Verifique a cada quinze dias se as luzes dos faróis e lâmpadas das lanternas estão funcionando. Andar com lâmpadas queimadas pode trazer uma multa de R$ 85 e infração de quatro pontos na carteira.

Não hà coment;arios

Comentário do Post